Livros para ler antes de visitar Lisboa

English Version

Quando ler ao ar livre era possível.

Nestes tempos de pandemia global, viajar é um verbo que conjugamos na nossa imaginação. As visitas virtuais aos museus e monumentos históricos disponíveis no Google Arts & Culture e nas páginas oficiais dessas instituições são uma boa forma de aproveitar o tempo livre (se é que sobra algum). Para mim, uma amante da leitura, a melhor forma de viajar sem sair do lugar é mesmo com a ajuda dos livros.

Quantas vezes lemos um livro e ao assistir sua versão em filme ficamos decepcionados? Inúmeras, não é mesmo? Nossa mente é capaz de nos levar para diversos lugares com uma riqueza de detalhes impressionante. Por isso, a leitura é um ótimo hábito para os dias de confinamento. Além de ser uma ótima forma de nos distrair um pouco das notícias, afinal após tantos dias de confinamento em casa, ninguém aguenta mais ouvir falar de COVID-19 24 horas por dia.

Para as pessoas que tiveram sua viagem à Lisboa frustrada por essa pandemia, ou que já planejavam vir para cá em algum momento da vida, convido-os a aproveitarem esse momento para visitarem Lisboa através da leitura. Ler livros, sejam guias de viagem ou romances onde Lisboa é o cenário, é uma ótima forma de se preparar para sua futura viagem. Sim, porque em breve isso tudo vai passar e você poderá realizar o seu sonho e passear por essa cidade linda.

Enquanto isso selecionei quatro romances de escritores portugueses que se passam na capital portuguesa e que irão te ajudar a entender um pouco de sua História e formação, além de te ajudar a se familiarizar com nomes de locais, relevo da cidade e hábitos lisboetas.

Se você conseguir ler a edição portuguesa do livro é ainda melhor para começar a se habituar com o estilo e vocabulário dos portugueses. Acredite, mesmo que sua língua materna seja o português, a língua portuguesa falada em Portugal tem algumas diferenças bem marcantes em relação ao português falado no Brasil por exemplo.

1.Quando Lisboa tremeu, Domingos Amaral

Quando Lisboa Tremeu, Domingos Amaral

Neste romance, Domingos Amaral, um jornalista e escritor português contemporâneo, retrata uma aventura na Lisboa do grande terremoto de 1755. O livro começa na manhã de 1 de novembro de 1755 e conta as histórias de cinco personagens principais, que terão seus caminhos cruzados ao longo da história. Pelas experiências dos personagens durante o terremoto, vamos entendendo o que se passou naquele fatídico dia e nos que se seguiram, bom como conhecemos o importante papel do Marques de Pombal na reconstrução da cidade.  Domingos Amaral consegue transformar o terror do terremoto numa leitura agradável e divertida e nos ajuda a entender um pouco um dos acontecimentos mais marcantes da história da cidade de Lisboa.

2. História do Cerco de Lisboa, José Saramago

Neste romance de José Saramago, o grande escritor português dono de um Nobel de Literatura, faz um paralelo entre a Lisboa da década de 80 com a Lisboa de 1147, do episódio da reconquista cristã quando estava sob o domínio dos mouros.

O livro intercala o presente vivido pelo revisor de livros Raimundo Silva, com o passado da história real do cerco de Lisboa, já que o personagem é incumbido de revisar o texto de um livro da história do cerco de Lisboa. Ao acompanhar Raimundo em suas andanças pela cidade passamos pelas ruas da região do Castelo onde o personagem vive, Baixa e outros pontos da cidade. Nas passagens que relatam o episódio do Cerco, somos transportados aos meses em que o Rei D. Afonso Henriques e suas  tropas cercaram a Lisboa moura para conquistá-la.

O livro foi publicado em diversas línguas (inglês, francês, espanhol, italiano, entre outras) . Para todas as línguas que o livro foi publicado consulte https://www.josesaramago.org/historia-cerco-de-lisboa-1989/

3. Os Maias, Eça de Queirós

Em “Os Maias”, o grande escritor da língua portuguesa, Eça de Queirós, utiliza o seu realismo descritivo para criticar a sociedade lisboeta do século XIX.

“Os Maias” retratam a saga da família Maia ao longo de três gerações. As descrições quase fotográficas de Eça de Queirós levam o leitor por ruas e pontos emblemáticos de Lisboa, tais como Largo de São Carlos, o Passeio Público (hoje Avenida da Liberdade), Cais do Sodré e  Chiado.

Embora eu ainda não tenha acabado de ler “Os Maias”, não poderia deixá-lo de fora desta lista.

https://www.goodreads.com/book/show/2268171.Os_Maias

4. Enquanto Salazar dormia, Domingos Amaral

Enquanto Salazar dormia, Domingos Amaral

Neste romance , Domingos Amaral nos leva a conhecer a Lisboa da II Guerra Mundial. Portugal, por ter sido um território neutro no conflito, recebeu muitos refugiados e acabou por se tornar em palco para muitas ações de espionagem, com muitos espiões dos países do Eixo como dos Aliados tendo escolhido Lisboa para suas conspirações.

O livro relata as memorias de seu personagem principal Jack Gil, um espião luso-britânico cuja missão era desmantelar as redes de espionagem nazis que atuavam por todo o país. Ao acompanhar as aventuras de Jack, tanto de espionagem quanto as amorosas, vamos passando por cenários como Alfama, Ericeira, Estoril e Cabo de São Vicente.

Espero que gostem das sugestões. Se tiverem alguma outra dica de leitura sobre Lisboa para incluir nessa lista, compartilhe nos comentarios!

Boa leitura!

One thought on “Livros para ler antes de visitar Lisboa

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s