25 de Abril, o Dia da Liberdade em Portugal

English Version

Photo by Dominika Roseclay on Pexels.com

Hoje comemora-se o Dia da Liberdade em Portugal! O feriado nacional marca a revolução do 25 de Abril que pôs fim ao regime ditatorial que imperava no país desde 1933 com a implantação do Estado Novo por Antônio Salazar.

Foram 41 anos sob regime autoritário que impunha sérias restrições de liberdade, censura e ausência de direitos aos portugueses. A insatisfação popular era grande, mas foram os militares que organizados no Movimento das Forças Armadas planejaram um golpe de estado para derrubar o governo.

Na madrugada de 25 de Abril de 1974, os militares saíram dos quartéis e com o apoio de emissoras de rádio conduziram o golpe. As rádios transmitiriam a senha que daria aos vários quartéis o sinal de que a Revolução estava em curso. As senhas eram duas músicas: E Depois do Adeus, de Paulo de Carvalho e Grândola Vila Morena, de José Afonso.

A revolução também é conhecida por Revolução dos Cravos pois a certa altura, uma senhora que levava flores começou a distribuir cravos aos soldados. Os soldados enfiaram o cravo no cano da espingarda e os civis puseram a flor ao peito. 

O Largo do Carmo foi o grande palco desta revolução pois os militares cercaram o quartel da GNR do Carmo, onde se tinha refugiado Marcelo Caetano, o sucessor de Salazar à frente da ditadura.

Todos os anos esta data é comemorada com grandes festejos e desfiles pelas ruas de Portugal, mas esse ano devido as restrições em vigor face ao COVID-19, a celebração terá que ser em casa! Viva a Liberdade!

One thought on “25 de Abril, o Dia da Liberdade em Portugal

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s