Portugal se prepara para o fim do confinamento devido ao covid-19

English version

Em dois de maio termina o atual estado de emergência em Portugal e o país começa a se preparar para o término do confinamento geral.

Hoje o Governo Português divulgou o Plano de Desconfinamento com um cronograma a fim de que gradativamente a economia e a vida em sociedade possam voltar à normalidade. Embora saibamos que a nova normalidade deverá ainda estar bem distante do que estávamos acostumados antes da pandemia do covid-19 e que será uma nova fase de ajustes e adaptações.

Tais medidas serão reavaliadas conforme a evolução do número de casos de covid-19 ao longo do período de desconfinamento pela Direção Geral de Saúde e da monitorização do impacto que o desconfinamento poderá ter nos números.

Abaixo segue um resumo dos principais marcos desta nova fase já divulgados pelas autoridades, baseados no que foi divulgado até a data de publicação deste post, 30/04/2020.2 de maio –Sábado -Término do Estado de Emergência

4 de maio – Segunda-feira – Reabre o comércio com lojas com até 200 metros quadrados, incluindo livrarias, cabeleireiros e stands de automóveis. O comércio local é privilegiado.

6 de maio – Prevista a conclusão do “Manual de Ida à Praia” pelo governo, onde serão definidas a lotação máxima e as restrições de acesso conforme a dimensão das praias. O manual das praias também deverá prever o uso de máscaras nos bares e restaurantes de apoio.

18 de maio – Creches e escolas abertas para 11.º e 12.º anos. Restaurantes voltam a funcionar, mas tendo que seguir as novas “regras de controlo de entrada”, que incluem a medição da temperatura corporal dos trabalhadores e dos clientes e o limite de capacidade a fim de garantir as normas de distanciamento social entre as pessoas. Museus, monumentos e palácios, galerias de arte, salas de exposições e similares reabrem.

1 de junho – Reabertura do pré-escolar e do comércio em geral, incluindo centros comerciais. Cinemas, teatros, salas de espetáculos, auditórios (com lugares marcados, lotação reduzida e distanciamento físico)

Uso obrigatório de máscaras nos transportes públicos, escolas, comércio e outros locais fechados com múltiplas pessoas

Quanto a reabertura de hotéis, ainda há muita incerteza. Há uma expectativa por parte do setor hoteleiro de que possa ocorrer uma abertura gradual a partir de junho, mas que dependerá da evolução da pandemia, conforme informações disponíveis no site da Associação da Hotelaria de Portugal.

O mais provável é que apenas a partir de julho os hotéis voltem a funcionar. O que já se sabe é que os hotéis vão receber um “selo de garantia” se cumprirem todas as recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS) e pela Organização Mundial do Turismo (OMT).

Tendo em vista todo esse cenário, o fato é que ainda teremos que conviver por um bom tempo com o vírus. A partir de agora, hábitos e procedimentos de higiene e de proteção individual terão que ser incorporados em nossas vidas para que pelo menos a economia possa voltar a funcionar.  Quanto ao turismo em Lisboa e em Portugal, ainda é cedo para termos alguma previsão de quando as coisas voltarão ao normal.

Continuaremos acompanhando as notícias e determinações das autoridades portuguesas e assim que tivermos mais novidades, faço novas atualizações.

Vamos continuar seguindo as orientações das autoridades sanitárias para que em breve possamos voltar a explorar Portugal e Lisboa!

Para acessar o Plano de Desconfinamento completo, acesse a página oficial da República Portuguesa.

https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/documento?i=plano-de-desconfinamento

Fiquem bem e com saúde!

One thought on “Portugal se prepara para o fim do confinamento devido ao covid-19

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s